Tomando como exemplo a Norminha da novela Caminho das Índias. As realidades opostas vividas entre duas culturas tem nos mostrado uma disparidade de valores muito importantes e que tanto tornam-se modelos às nossas crianças e adolescentes nas específicas fases de desenvolvimento.
Norminha tem se apresentado como uma mulher adulta cujas dificuldades de controle dos instintos a sexualidade tem se deslocado para uma forte psicose histérica.
Dentro da concepção de psicoses e perversões segundo Freud a sua realidade de mulher casada e esposa é recusada com total ausência de culpa por isso a psicose, burlando o comprometimento com a relação do casal agravado pela profissão do marido como papel de autoridade social, a qual dentro do conceito de perversões , encaixa-se na categoria do Fetiche quando o objeto do desejo segundo ela, escolhido como seu , tenta substituir compulsivamente por outros objetos do desejo ou indivíduos das mais variadas idades comprovando um verdadeiro estado maníaco.
Em contrapartida a cultura indiana através de diferentes situações ensina a importância deste controle e da contenção da realização do desejo sexual de forma desordenada e desorientada como modelo de construção de um forte e sólido núcleo familiar e social.
Paralelamente encontramos um modelo forte e educativo da preocupação com o esquizofrênico cujos sintomas brilhantemente comentado pelo psiquiatra Stênio Garcia ensina nossa sociedade a importância do cuidado e do tratamento com os portadores desta psicose para o bem estar social e equilíbrio familiar além da necessidade do apoio da mesma.
Sendo assim concluímos que o caso de Norminha tem passado como uma figura considerada normal em nossa sociedade já que não sendo enquadrada na categoria psiquiátrica poderá ser utilizada de forma mistificada como um novo modelo de conduta permissivo e aceito dentro da categoria da normalidade através do processo de identificação dos expectadores que passaram a admirá-la de forma descompromissada.
Sabemos também que o desenvolvimento saudável das crianças e sentimentos fundamentais como segurança e autoestima são pedras fundamentais como alicerces de conduta e construção da personalidade acompanhado pelo afeto materno e paterno onde o equilíbrio e o repeito passam a ser a peça motriz no processo do amadurecimento saudável do futuro adulto que construirá uma sociedade sólida,ética, saudável e segura para as próximas gerações do nosso país.
(matéria publicada na edição de julho, do jornal Planeta Morumbi).
http://www.planetamorumbi.com.br/

7 respostas para “Sinais de que a criança precisa de um psicólogo saiba quais são

  1. ccn2785xdnwdc5bwedsj4wsndb

    […]Wonderful story, reckoned we could combine some unrelated data, nevertheless definitely really worth taking a look, whoa did a single study about Mid East has got a lot more problerms as well […]

  2. xcmwnv54ec8tnv5cev5jfdcnv5

    […]check below, are some totally unrelated web-sites to ours, on the other hand, they may be most trustworthy sources that we use[…]

  3. c8n75s5tsndxcrsfsfcscjkfsk

    […]the time to read or go to the content or web-sites we have linked to below the[…]

  4. xm8entv5yf4h65ddeoivgh9545

    […]check beneath, are some entirely unrelated internet sites to ours, even so, they’re most trustworthy sources that we use[…]

  5. gvhndct5evs5jctsnv5eyscosh

    […]below you will locate the link to some internet sites that we assume you ought to visit[…]

  6. 3xtm8m863tcrfgdgfm8m8m8crt

    […]here are some hyperlinks to internet sites that we link to for the reason that we consider they may be really worth visiting[…]

  7. x58jotwc8gocwxjcrstejrterd

    […]please take a look at the web pages we stick to, like this one, because it represents our picks through the web[…]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *