“Problema secreto e não resolvido entre casal (ou individual), pode influenciar profundamente a saúde física e emocional da criança.”

As relações da personalidade da criança e os processos grupais dinâmica da vida em família, constituem a ligação fundamental na cadeia de causas dos estados de doenças psicossomáticas e equilíbrio emocional.

A criança é tão parte da atmosfera psíquica dos pais que um problema secreto e não resolvido entre eles e na história individual de um dos membros do casal parental, pode influenciar profundamente a saúde física e emocional da criança .

Neste contexto em que o inconsciente da criança está imerso no inconsciente dos pais e sofrem por eles como se fossem seus.

E não somente os conflitos abertos e exteriorizados que tem um efeito danoso, mas a desarmonia reprimida e negligenciada pelos pais.

A principal causa dos distúrbios de comportamento é sem exceção vinda do inconsciente.

São as coisas vagamente sentidas pela criança, a atmosfera opressiva da apreensão, que lentamente penetra seu mundo psíquico como um fator danoso, comprometendo a segurança da adaptação consciente.

A criança  percebe temas polêmicos como a insatisfação, o desamor implícito e qualquer tipo de conflito não elaborado por seus pais, ainda que não seja demonstrado explicitamente.

A criança entre mais do que entender, sente e vivencia o conflito e perde a confiança em seus progenitores de que tanto necessita para o seu desenvolvimento pessoal.

A reposta dos filhos aos conflitos dos pais consiste em seus distúrbios emocionais, somáticos e comportamentais.

A orientação de pais e o conhecimento de seus senti-mentos antagônicos começam a mostrar uma adaptação mais aceitável e livre contribuindo com a auto-estima tão necessária para um desenvolvimento saudável.

Funções Psicológicas:

FOGO: intuição, ação, criatividade, auto-afirmação.

TERRA: percepção, sensação, praticidade, paciência, execussão.

AR: pensamento, análise, objetividade, aprendizado

ÁGUA: sentimento, instinto, reação emocional, imaginação

Comportamentos específicos:

Agressividade, Hiperatividade, Retraimento, Medo, Auto-Estima, Relacionamento

Objetivos:

A ação é responsável pela a identidade; A afeição pelos valores; A percepção pela expressão; A emoção pela segurança; A criatividade pela auto-confiança; A afeição pela cooperação; A transformação pelo amadurecimento; A liberdade pela consciência social; A intuição pelo autoconheci-mento.

 

Matéria publicada no jornal Planeta Morumbi.

http://www.planetamorumbi.com.br/

2.109 respostas para “Bem estar infantil é o principal aliado da sensibilidade emocional e psicológica da criança


    Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 2360347 bytes) in /home/storage/0/c7/26/vivianeregino/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1710