Relaxar não é somente agradável, mas também é uma necessidade diária, um importante antídoto natural contra o estresse, o que permite ao organismo se reestabilizar e preserva a saúde. Quando estamos em estado de relaxamento, nosso ritmo cardíaco diminui, a pressão sanguínea cai, a respiração fica mais lenta e os músculos descontraem-se.

respire

Técnicas de respiração talvez sejam as mais indicadas para promover o relaxamento ao longo do dia, principalmente naqueles momentos em que tudo parece dar errado e você nem pensa direito!

É fácil aprender algumas técnicas, veja:

  • Inspire pelo nariz e expire pelo nariz e pela boca (aberta ligeiramente).
  • Inspire o ar para o abdómen. Sinta a barriga a subir à medida que inala e a baixar quando exala.
  • Respire devagar – caso contrário, irá ficar com hiperventilação (as tonturas durante o exercício são provavelmente um sintoma de hiperventilação, isto é, o exercício está a ser realizado depressa demais ou demasiado profundamente).
  • Comece por expirar completamente o ar dos pulmões ao se preparar para inspirar profundamente.
  • Observe e foque a atenção na sua respiração.
  • Se tiver dificuldades, coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o peito. À medida que respira, mova a mão na barriga e deixe a mão no peito quieta.
  • É comprovado cientificamente que o treino da respiração origina uma frequência respiratória mais lenta, diminui a ansiedade e reduz a frequência e intensidade dos ataques de pânico.

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